A comunicação em geral, principalmente o marketing, faz uso de ferramentas de pesquisa para atingir objetivos. No Marketing temos a pesquisa de mercado. Em algumas situações são analisadas as oportunidades e ameaças do ambiente de negócios, assim como as forças de fraquezas dos concorrentes numa integração entre a conhecida Matrix SWOT a a Matriz de Competitividade. Tais ferramentas são exemplo de que o planejamento prévio, assim como o estudo de cases, podem facilitar no lançamento de um produto ou serviço.
As grandes empresas costumam pesquisar o mercado antes de lançar novos produtos. Saber o que o que fala a opinião pública sobre intenções de compra, necessidades e desejos. A conhecida pirâmide de Maslow ainda hoje tem grande valor nas escolha de nichos de atuação.
No rádio e na televisão temos a pesquisa de audiência como a grande responsável pelo direcionamento de projetos de novos programas, assim como na reformulação dos já existentes. Ouvir o público é uma forma de facilitar o sucesso na empreitada. Saber que tipo de programas tem mais audiência e quais os assuntos preferidos pelos públicos pode influenciar na pauta diária dos telejornais e programas de rádio.
Na política temos a pesquisa de opinião. Não só na tentativa de antecipar os resultados das urnas, mas também no sentido de direcionar a campanha dos candidatos. É natural que antes de definir os candidatos, cada partido faça uma pesquisa de popularidade e rejeição dos possíveis concorrentes às vagas no poder.
Assim sendo, podemos dizer que a pesquisa é uma ferramenta indispensável no planejamento, execução e monitoramento, pela busca pelo sucesso nas Organizações. Conhecer o território onde pretendemos nos aventurar. E sobretudo, conhecer a si mesmo. Pontos fortes, e pontos a serem fortalecidos podem otimizar os resultados.
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